Pesquisar este blog

sábado, 10 de dezembro de 2011

A sociedade contemporânea...

     Vivemos em uma sociedade em que dentre os elementos que a contituem está a tecnologia., porém nós sujeitos da educação e consequentemente educadores, bem como a sociedade em geral, insiste em defender que a tecnologia é um mero instrumento que facilita, que prporciona a comunicação, no entanto a tecnologia é um elemento que está presente em tudo na nossa sociedade, se constituindo, portanto como um elemento da nossa cultura.
    Segundo Hannah Arendt "Educar é apresentar o mundo ao Educando". E não podemos, nessa apresentação, menosprezar as TIC's, mas sim apresentá-las como constituintes desse mundo "novo" em que a criança nasceu. Porém, para que as mesmas sejam apresentadas, ou seja, tenham uma educação de qualidade, se faz necessário capacitar, educar o educador (sic).
Ao longo desse semestre passamos por uma capacitação, educação e/ou reeducação onde abordamos: 
1- De que maneira as TIC'S se relacionam com o saber, o conhecimento;
2-A importância da inclusão digital, visto que ainda é grande o número de indivíduos que não tem acesso às novas tecnologias;
3-A relação existente entre software Proprietário e Software livre, bem como os pontos positivos e negativos que envolvem o uso de cada um deles;
4-Cibercultura, ou seja, a construção de uma "nova" cultura baseada na tecnologia;
5-Políticas públicas;
6- E a relação da tecnologia com a educação, de onde se aborda ainda o uso do rádio, da TV, do vídeo, da internet e dos impressos.
     Ao fim desse semestre pudemos perceber (ainda mais) a importância que as TIC's têm na sociedade contemporânea e compreender que a sua não inserção, ou seu mal uso se deve à falta de políticas públicas que realmente atenda a toda a população, e a falta de conhecimento da sociedade sobre essas políticas públicas e sobre o uso das TIC's no ambiente escolar.
     Acredito que a partir dos conhecimentos construídos ao longo desse semestre possamos ter melhores profissionais, ou seja , profissionais qualificados e conscientes da importância das TIC's, e por consequência uma sociedade mais consciente também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário