No ambiente escolar o uso da tecnologia está voltado para o uso da informática, por isso é necessário que o professor tenha a consciência de que a tecnologia é um instrumento que lhe dará apoio no processo de ensino-aprendizagem, incentivando o aluno a participar ativamente do mesmo. No entanto a implantação da tecnologia exige algumas competências básicas do professor, sendo elas:
- Saber utilizar editores de texto;
- Explorar as potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos do ensino (Softwares educativos);
- Comunicar-se à distância por meio da telemática;
- Utilizar equipamentos de multimídia no ensino.
Portanto professor compreenda que a tecnologia não está apenas pautada no uso dos novos instrumentos, mas na adequação da metodologia à realidade socioeconômica dos seus alunos, pois de nada adianta implantar a tecnologia na escola e não saber adequar a metodologia às demandas contemporâneas. Compreenda também que a tecnologia não é sua concorrente, mas sim sua aliada no processo de construção do conhecimento.
O que discorro nessa postagem pode ser ilustrada pelo vídeo abaixo, onde pode-se notar que o uso da tecnologia sem a conscientização do professor em nada acrescenta na construção do conhecimento pelo aluno.
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