
Assim como as demais tecnologias, os vídeos vêm sendo introduzidos no ambiente escolar com o objetivo de solucionar os problemas de ensino-aprendizagem. O vídeo atrai os alunos, faz a contextualização dos conteúdos, mas quando não aliado a um bom profissional não representam solução para o problema.
O vídeo se constitui de todas as formas de linguagem: sensorial, visual, oral, musical e escrita. A linguagem sensorialestá relacionada ao que o indivíduo sente, experimenta ao ver as pessoas, os cenários, as cores, as situações (linguagem visual); Já a linguagem oral, está presente nas falas e nas músicas, sendo qua as músicas são utilizadas para ilustrar, criarexpectativa; e por último, a linguagem escritaé utilizada para fixar significação à narrativa falada.
No ambiente escolar o vídeo é comumente utilizado de maneira inadequada. Maneiras essas que o autor José Manuel Moram denomina:
- Vídeo Tapa-buraco (utilizado no caso de imprevistos)
- Vídeo enrolação (não tem relação com a matéria)
- Vídeo deslumbramento ( uso exagerado de vídeos, quando do descobrimento dos mesmos)
- Vídeo perfeição (a busca de vídeos sem defeitos)
- Só Vídeo (não há reflexão sobre o mesmo)
Segundo o mesmo autor, o vídeo deve ser utilizado como:
- Vídeo sensibilização (introduzir um novo assunto)
- Vídeo como ilustração (situa o aluno no conteúdo, exemplifica o tema abordado em aula)
- Vídeo como simulação (ilustração mais sofisticada, demonstrações práticas que não podemn ser feitas na sala de aula)
- Vídeo como conteúdo de ensino (apresenta um conteúdo)
- Vídeo como produção (registro de acontecimentos na escola, intervenção/mudança em um vídeo pelos alunos, construção de vídeos pelos alunos)
- Vídeo como avaliação
- Vídeo espelho (nálise da turma por meio de filmagem)
- Vídeo como integração/suporte (vídeos da televisão, do cinema, ou resultante da interação de outras mídias)
Na inserção do vídeo na sala de aula a atuação do professor é muito importante antes, durante e depois da exibição. Inicialmente o educador deve testar o vídeo, deixá-lo no ponto de exibição e dar informações gerais sobreo vídeo que será apresentado; Ao longo da exibição o mesmo deve anotar as cenas mais importantes e observar as reações da turma; Ao final da exibição o professor deve voltar às cenas relevantes, realizar comentários a partir do que destacou e do que a turma questionou; posteriormente o professor pode levantar quastionamentos a cerca do vídeo (análise globalizante), assim como, a cerca das cenas importantes (análise concentrada), além da análise funcional das linguagens em que a turma é dividida em grupos, cada qual com a função de analisar um elemento do vídeo.
A metodologia utilizada para se trabalhar com vídeo na sala é variada, sendo elas: Completar vídeo, modificar vídeo, produzir vídeo, dramatização de cenas importantes de um vídeo e análise da informação.
SAIBA MAIS!
SAIBA MAIS!